A tireoide é uma glândula, que é como uma pequena “fábrica” no nosso corpo. Ela tem um formato de borboleta e fica bem aqui na frente do pescoço, um pouco abaixo do local onde os homens têm o Pomo de Adão.
A principal função e grande importância da tireoide é fabricar hormônios, que são substâncias químicas muito importantes. Os principais hormônios que ela produz são chamados T4 e T3. Eles são enviados para o sangue e viajam por todo o corpo, chegando em todas as partes.
Esses hormônios da tireoide são fundamentais porque ajudam o corpo a usar a energia que vem da comida. Eles também nos ajudam a manter a temperatura certa e fazem com que órgãos como o cérebro, o coração, os músculos e outros funcionem bem. Pense neles como maestros que controlam a forma como cada parte do corpo usa a energia. Eles são essenciais para que cada célula funcione corretamente. Por exemplo, controlam a temperatura do corpo, os batimentos do coração, a pressão do sangue e como o corpo “queima” a energia (isso se chama metabolismo). Em crianças, esses hormônios são necessários para um crescimento normal.
O funcionamento da tireoide é controlado por um tipo de “vai e vem” de informações que envolve o cérebro3. A tireoide faz os hormônios T4 e T3. A maior parte do T3 que age no corpo vem do T4, que é transformado em T3 principalmente no fígado e no cérebro.
A quantidade de T4 que a tireoide produz é controlada por um outro hormônio, que vem de uma “central de comando” no cérebro chamada hipófise. Esse hormônio se chama TSH. O TSH é como um mensageiro que chega na tireoide e dá a ordem para ela trabalhar mais e liberar T4 e T3.
Quando o corpo já tem hormônios T3 e T4 suficientes no sangue, eles avisam a hipófise para diminuir a produção de TSH. É um sistema de “freio e acelerador”: quando a tireoide produz muito, o TSH diminui; quando produz pouco, o TSH aumenta. Essa relação é tão sensível que pequenas mudanças nos hormônios da tireoide fazem o TSH mudar bastante. É por isso que medir o TSH no sangue é a melhor forma de saber se a tireoide está produzindo hormônios na quantidade certa, ou se há pequenas alterações. O TSH, por sua vez, é estimulado por outro hormônio, o TRH, que vem de uma parte ainda mais “superior” do cérebro, o hipotálamo. A tireoide e a hipófise trabalham juntas, como um sistema de aquecedor e termostato, para manter o corpo em equilíbrio.Para saber se a tireoide está funcionando corretamente, usamos exames de sangue, como medir o TSH, o T4 livre e o T3. A dosagem de TSH e T4 livre no sangue são os exames principais usados para detectar problemas na tireoide, por exemplo quando ela produz hormônios de menos (condição chamada hipotireoidismo).