Nódulo na Tireoide: Sintomas, tratamentos e riscos relacionados

Nódulo na Tireoide: Sintomas, tratamentos e riscos relacionados

Nódulos na glândula tireoide são comuns, especialmente em mulheres com mais de 50 anos, a maioria dos casos são benignos e requerem apenas acompanhamento. Uma pequena parcela dos casos, entre 5 e 10 porcento, o nódulo ou cisto na tireoide pode virar câncer.

Pequenos nódulos benignos não representam risco ao paciente. Uma intervenção cirúrgica é necessária em casos de nódulos malignos ou em que o nódulo esteja produzindo mais hormônio do que o necessário. Quando um nódulo na tireoide é considerado grande demais, causando desconforto, problemas na deglutição, alterações na voz ou impactos estéticos, a tireoidectomia, cirurgia de remoção da glândula tireoide, também pode ser recomendada.

Todo nódulo de tireoide deve ser puncionado?

O crescimento exagerado da tireoide pode causar rouquidão, dor e desconfortos estéticos, então é normal o paciente pensar que quando um nódulo na tireoide é considerado grande por ele, é a hora de realizar um exame de punção de nódulo na tireoide (PAAF) ou até mesmo a remoção da tireoide, mas não é só o tamanho do nódulo que importa.

Quando o endocrinologista solicita um exame de ultrassom de tireoide, algumas outras características são avaliadas. Essa avaliação é importante para guiar o médico na hora de indicar ou não a punção desse nódulo. As características avaliadas são:

Composição do nódulo: se é sólido, cístico, misto ou espongiforme

Ecogenicidade: se é anecoico, hiperecoico ou isoecoico, hipoecoico ou muito hipoecoico

Forma/formato: se é mais alto que largo ou mais largo que alto

Margens do nódulo: se são lisas, mal definidas, irregulares ou lobuladas ou com extensão para fora da tireoide

Calcificações: se estão presentes e se sim, se são micro ou macrocalcificações e a localização delas.

Então, dependendo da combinação dessas características, juntamente com o tamanho do nódulo, a punção é ou não indicada.

Caso a punção seja indicada, e o nódulo de tireoide precisa ser puncionado, ela é realizada por um Médico Ultrassonografista, que, com o auxílio de um aparelho de ultrassom, identifica exatamente onde o nódulo se encontra e insere uma agulha fina para retirar a amostra de tecido que será enviada para análise.

Durante a punção na tireoide, um Médico Patologista pode acompanhar o procedimento, podendo analisar a amostra de tecido durante a coleta, evitando que seja necessária a repetição do exame ou prevenir resultados inconclusivos. O laudo da punção leva em torno de 15 dias para ficar pronto.

Com o laudo da punção em mãos, o médico endocrinologista pode definir o risco de o nódulo ser danoso para o paciente e o tratamento mais adequado.

Usamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua experiência e para fins de publicidade de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar interagindo com este site, você concorda com estas condições. Saiba mais.