
Menstruação: Doenças relacionadas a irregularidade menstrual
A menstruação irregular pode ser mais do que um mero incômodo para identificar o ciclo ou o período fértil, ela pode ser um sinal de alerta para problemas de saúde da mulher. Quando ela não acontece nos extremos da vida reprodutiva, é importante visitar um ginecologista e um endocrinologista para verificar a causa do problema.
O ciclo menstrual inicia na puberdade, com a primeira menstruação (menarca) e finaliza com a menopausa. Esses são os extremos da vida reprodutiva, sendo esperada a irregularidade menstrual na proximidade desses períodos da vida feminina. Também é esperado um hiato temporal na menstrução após o parto, a depender dos métodos contraceptivos utilizados e do período de amamentação.
Qualquer irregularidade na menstruação, fora do caso citado acima, deve ser investigado por um médico especialista. A mulher deve ficar atenta a mudanças no ciclo menstrual referentes aos intervalos e à duração da menstruação. Um ciclo normal dura menos de 7 dias e tem um intervalo entre 21 e 35 dias, devendo ficar atenta a ausência de menstruação mais de três vezes em um ano. Também são importantes sintomas de menstruação irregular uma alteração significativa no volume do sangramento e o aumento da dor.
Quando procurar um endocrinologista para problemas relacionados com menstruação
Um ciclo menstrual irregular pode ter diversas causas, algumas delas relacionadas com problemas endocrinológicos devido a alterações histológicas endometriais. O tratamento é multidisciplinar, geralmente indicado por um ginecologista ou obstetra. As soluções incluem ajuste de medicações, tratamento da causa, uso de hormônios e, até, cirurgias.
Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP): A presença de pequenos cistos nos ovários acompanha alterações hormonais e metabólicas, causando, comumente, irregularidade no ciclo menstrual da mulher.
Endometriose: Menstruação retrógrada, que é quando o endométrio flui para dentro, em vez de deixar o corpo pela menstruação, pode ser uma causa dessa doença, que é uma condição inflamatória crônica e hormônio-dependente (estrogênio dependente).
Perimenopausa: Alterações menstruais, irritabilidade, ondas de calor (climatérios), ganho de peso, perda do desejo sexual e outros sintomas ocorrem anos antes da menopausa e podem ser reduzido com o acompanhamento adequado e reposição hormonal.
Menopausa: No fim do período reprodutivo, a ausência de menstruação por um ano caracteriza o início da menopausa. Um acompanhamento com endocrinologista desde a perimenopausa ajuda nessa fase de transição. A reposição hormonal individualizada para os ovários, por meio de Terapia de Reposição Hormonal (TRH), é um dos tratamentos.
Ao identificar qualquer alteração menstrual, consulte seu ginecologista e questione sobre a necessidade de um acompanhamento endocrinológico. Lembre-se, também, que praticar exercícios, manter um peso saudável e uma dieta balanceada ajudam a prevenir diversos problemas e auxiliam no tratamento.